Compartilhar:

Prefeita Christine Pinto e Servidores da Saúde participam do lançamento do Mutirão de Cirurgias 2018

O Mutirão de Cirurgias, serviço do Governo do Estado vinculado ao programa Saúde sem Fronteiras, atendeu gratuitamente mais de 13 mil baianos de 416 municípios da Bahia desde outubro de 2016.

27 27UTC abril 27UTC 2018 Às 12:22

O evento foi realizado na manhã de ontem, (24/04), as 9h,no Auditório do SENAI/CIMATEC, em Salvador  e contou com a presença do Governador Rui Costa, da primeira Dama Aline Peixoto, do Secretário Estadual de Saúde Fábio Villas Boas, Além de Deputados, Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde.

O Mutirão de Cirurgias, serviço do Governo do Estado vinculado ao programa Saúde sem Fronteiras, atendeu gratuitamente mais de 13 mil baianos de 416 municípios da Bahia desde outubro de 2016. São atendidas pessoas que tenham encaminhamento do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de procedimentos cirúrgicos. O objetivo é auxiliar as prefeituras na redução da fila de espera de cirurgias eletivas, atendendo os pacientes com agilidade e cuidado. Em 2018, o Mutirão seguirá com os atendimentos, voltando às regiões já atendidas no interior da Bahia.

Tipos de Cirurgias

Cirurgias de vesícula, hérnias (inguinal, umbilical e epigástrica), histerectomia (útero) e tireoidectomia (retirada da tireoide) e procedimentos cirúrgicos pediátricos para crianças de 4 anos até 13 anos e 11 meses: amigdalectomia com adenóide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia).

Como funciona

O Governo do Estado disponibiliza equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente após a cirurgia. Os atendimentos médicos serão realizados nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região da Bahia. Isso permite que o paciente tenha maior comodidade e não faça grandes deslocamentos. As prefeituras são responsáveis por garantir o acesso dos pacientes às cidades onde serão realizados os procedimentos.

Pré-operatórios

Os exames pré-operatórios são feitos na estrutura de caminhões montada nas cidades em que o atendimento é realizado. São feitos exames de raio-x, ultrassonografia e eletrocardiograma em unidades móveis, além de consulta com cirurgião e anestesista. Após passar pela triagem, exames e consulta com o médico, a cirurgia será agendada.

Como se cadastrar

O cadastramento dos pacientes é feito pelas secretarias municipais de saúde, que devem manter a Lista Única do Governo do Estado atualizada, com as principais demandas de cada município. Entre em contato com a secretaria da saúde de sua cidade para obter mais informações.

O município de Guaratinga, foi representado pela Prefeita Christine Pinto, pela Secretária de Saúde Siderlândia Carmo e pela Coordenadora da Regulação Jozélia Amorim, e está devidamente credenciado para receber os benefícios do Programa.

POR: ASCOM / PREFEITURA DE GUARATINGA

Compartilhar:

AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.