A subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Eunápolis pediu que o Dnit -Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes- faça uma imediata avaliação, com emissão de laudo técnico, a fim de atestar se existe risco iminente de desabamento da ponte do rio Jequitinhonha, na BR-101, no município de Itapebi.

De acordo com o presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB, Thiago Suaid, são necessárias medidas de reparo e mitigação, para que não haja maior exposição dos usuários a riscos.

Milhares de veículos trafegam diariamente pela ponte de mais de 500 metros de extensão, inaugurada em 1962. Um possível desabamento ou interdição pode, ainda, representar sérios prejuízos para a economia, uma vez que a BR-101 é uma rodovia de interligação nacional.

De acordo com especialistas, neste período de fortes chuvas a situação se agrava ainda mais, pois há aumento considerável de peso da estrutura da ponte.

O QUE DIZ O DNIT

No último sábado, em resposta a uma consulta feita pela Associação dos Engenheiros e Técnicos da Costa do Descobrimento (Associenge), o superintendente do Dnit da Bahia, Amaury Lima, armou que existe um projeto de recuperação da ponte.

"A diretoria do órgão já delegou competência para iniciarmos o processo licitatório. A tendência é que a concorrência pública seja aberta nos próximos dias, com escolha da empresa que vai realizar a obra", declarou.

Ele acrescentou que sabe que a ponte não tem problemas estruturais maiores, mas que entende que a situação é preocupante.





VEJA MAIS