Um estudante do campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Eunápolis, ganhou medalha de bronze na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), realizada no Instituto Federal Sul de Minas (IFSULDEMINAS), entre os dias 19 e 21 de outubro, no município mineiro de Muzambinho.

Caio Monteiro de Oliveira, estudante do 2º ano do curso de edicações, cou em 1º lugar na etapa da olimpíada realizada em Eunápolis, o que lhe garantiu a oportunidade de integrar a delegação da equipe do campus Salvador que foi a Minas com seis estudantes e um professor.

Para Caio, que já havia recebido menções honrosas em edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) durante o Ensino Fundamental, a experiência na OMIF foi enriquecedora. “Foi a primeira vez que participei de uma segunda fase de olimpíada presencial, em um ambiente totalmente voltado para a matemática, com ocinas e minicursos”, disse o estudante. Ele acrescentou ainda que com o alto nível dos outros competidores, a premiação foi surpreendente. “Fiquei surpreso e feliz. Pretendo continuar participando, pois sempre me interessei pela área de exatas”, frisa. 

Para o responsável pela etapa da OMIF no campus Eunápolis, professor Gilclécio Dantas, a olimpíada é uma oportunidade ímpar de integração entre alunos e professores de toda rede federal. “É um grande motivador para o estudo da matemática. Espero que esta experiência proporcione algo maior para nossos estudantes, servindo de agente transformador em suas vidas”, complementou o professor.

A I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais fez parte dos eventos comemorativos dos 10 anos de criação dos Institutos Federais do Brasil, surgindo no "Biênio da Matemática 2017- 2018 Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da agenda positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo”.





VEJA MAIS