A bola começa a rolar nesta terça-feira (15) para a Copa do Nordeste 2019, um dos torneios regionais mais carismáticos do Brasil. Neste ano, a competição terá um recorde de quatro clubes na elite do Brasileirão:  Bahia, CSA, Fortaleza e Ceará.

O torneio iguala a competição de 2017, que também contou com quatro clubes na elite do Campeonato Brasileiro: Bahia, Vitória, Sport e Ceará.

Apelidada pelos fãs de "Lampions League" — uma brincadeira com os nomes de Lampião, cangaceiro pernambucano, e da Champions League, maior competição de clubes da Europa —, já tem previsão de grandes jogos na primeira fase.

Campeão da Série B em campo

Uma das três partidas que dão o pontapé inicial para a Copa do Nordeste é o duelo entre Náutico e Fortaleza, no estádio dos Aflitos, no Recife-PE, às 22h30 (horário de Brasília). Comandados por Rogério Ceni, o time cearense é um dos principais concorrentes ao título, motivados pela conquista da Série B do ano passado.

Grande estrela do time em 2018, Gustagol retornou de empréstimo ao Corinthians e não está mais no Tricolor.  Em entrevista coletiva no último sábado (12), o treinador admitiu que ainda precisa de "dois ou três reforços" para conseguir uma boa participação no Campeonato Brasileiro.

Bolívia Querida defende título

O Sampaio Corrêa, campeão da última edição, já não conta mais com Roberto Fonseca, treinador que comandou o time na conquista em 2018, demitido em julho do mesmo ano. Hoje, quem passa os comandos na beira do gramado é Flávio Araújo e ele tem o principal desafio de defender o título da competição. No ano passado, apesar da conquista no primeiro semestre, o time maranhense acabou rebaixado à Série C do Brasileiro.

 O encontro que inicia a caminhada até a final do Sampaio Corrêa é contra o Ceará, fora de casa. O adversário, que conseguiu permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro, promete fazer jogo duro, empurrado pela torcida no Castelão, em Fortaleza-CE. A partida encerra a primeira rodada da "Lampions League", na quinta-feira, às 21h (horário de Brasília).

Regulamento

Na primeira fase da competição, cada time joga oito partidas, separados entre dois grupos. Ao final dessa fase, prevista para acontecer no dia 30 de março, um sábado, se classificam os quatro melhores de cada chave. Eles passam, automaticamente, para as quartas de final.

Confira os jogos da primeira rodada:

Terça-feira (15)
22h30 - Náutico x Fortaleza
22h30 - CSA x Vitória
22h30 - Botafogo-PB x Santa Cruz

Quarta-feira (16)
19h - ABC x Sergipe
21h30 - Bahia x CRB
21h30 - Moto Club x Altos-PI

Quinta-feira (17)
21h - Confiança x Salgueiro-PE
21h - Ceará x Sampaio Corrêa





VEJA MAIS