O deputado Jânio Natal (Podemos) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma indicação endereçada ao governador Rui Costa pedindo a construção de um novo aeroporto na cidade de Porto Seguro, por meio de parcerias público-privadas (PPP).

Em seu documento, o parlamentar, que é ex-prefeito de Porto Seguro, recorda que, em abril de 2017, já havia apresentado uma proposição em que solicitava o novo aeroporto, pois o município recebe, anualmente, mais de um milhão de visitantes de todos os países, estando entre os maiores destinos turísticos do mundo.

“O turismo constitui a base econômica do município e é também importante para as cidades vizinhas, a exemplo de Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Eunápolis e outros”, lista o deputado.

De acordo com o deputado, toda a estrutura turística da Costa do Descobrimento está ameaçada pelas limitações do atual Aeroporto Internacional de Porto Seguro, que não atende à demanda do município e da região. “Além disso, o espaço onde se localiza não oferece condições para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes”, observa.

Segundo Jânio Natal, considerando os altos custos envolvidos na construção de um novo equipamento, seria necessário adotar o modelo de parceria público-privada. O ex-prefeito de Porto Seguro também ressalta a necessidade de uma pista de maior extensão e com nova e maior estrutura de embarque e desembarque.

“Por m, além de beneciar o turismo, o novo aeroporto virá possibilitar importações e exportações de produtos da região, como o cacau, mamão, café, celulose, carnes, dentre outros, via aviões de carga”, explica o legislador, sugerindo áreas das localidades de Pindorama e Vera Cruz como possibilidade de implantação do aeródromo.





VEJA MAIS