Compartilhar:

Com tema: “Um caso de amor com o café” 11ª Edição da Festa do Café Conilon é oficialmente aberta

A grande novidade deste ano é o 1º concurso Concurso de Qualidade de Café Conilon de Itabela. O evento contará também com palestras e feira de negócios.

4 de agosto de 2017 Às 23:13

Foi aberta na noite desta sexta-feira (04) a 11ª Edição da Festa do Café Conilon de Itabela, BA. O evento contou com a presença do prefeito Luciano Francisqueto e de diversas autoridades políticas da cidade e região.

festa do café conilon-85

A tradicional feira contará com stands, palestras, exposições, concurso e comercialização de produtos e equipamentos, em sua maioria destinada para os cafeicultores.

A edição deste ano tem como objetivo trocar experiências entre a categoria além que encurtar as relações das diversas instituições relacionadas ao setor. O evento foi aberto pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela, o jovem Ricardo Covre.

festa do café conilon-30

Em seu pronunciamento, Ricardo Covre agradeceu os presentes e o prefeito que segundo ele não mediu esforços para a realização desta edição. “Agradeço todos os produtores e aos parceiros que nunca ficaram de fora deste evento. Itabela está fazendo historia hoje, estamos recebendo aqui em nossa cidade a Comissão Nacional de Café e a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA). Isso é um marco para o fortalecimento do nosso evento.” Disse o presidente.

festa do café conilon-46

Durante o evento foi passado um vídeo contando um pouco da história do café na cidade. Relatos de produtores deixou o publico presente emocionado. 

festa do café conilon-60

Quem também usou a palavra foi o presidente do Rotary Clube de Itabela o senhor Zé Sossai que também agradeceu a presença de todos os produtores presentes e disse que hoje a nossa cidade tem um prefeito de verdade.

festa do café conilon-67

O Secretário Municipal de Agricultura destacou a importância do crescimento das máquinas nas lavouras da cidade e disse que isso é devido a escassez de mão de obra e que a mesma cada dia fica mais cara devido os altos encargos trabalhistas. “Hoje o produtor é marginalizado pelo sistema trabalhista, da forma que é tratado este sistema os produtores não irão suportar”. Disse o secretário municipal de agricultura, Edigar Goularte.

festa do café conilon-70

O deputado federal Evair Vieira de Melo (PV-ES) agradeceu pelo convite e enfatizou sobre sua luta em defesa do produtor de café em relação ao tão polêmico projeto de importação de Café de Conilon. O deputado disse ainda que a região deve adotar o seu colega de legenda. “Peço que vocês aqui do extremo sul baiano adotem o deputado Uldurico Júnior como o deputado dos produtores desta região.

O deputado finalizou dizendo que a Festa do Café de Itabela tem que ter reconhecimento nacionalmente e que irá lutar para a mesma ser considerada a maior festa do agronegócio do país.

festa do café conilon-73

Já o deputado Federal Uldurico Júnior (PV-BA) também falou sobre a luta que travou no congresso em defesa da não importação do café conilon. O deputado parabenizou o prefeito pela sua gestão e disse que o povo de Itabela voltou a acreditar no poder público.

“Estou deputado e sei do meu papel durante este mandato que a população baiana me deu, não vou baixar a cabeça e nem irei me vender por cargo, vou defender os interesses do meu povo independente de ideologia política de cada um”. Finalizou o deputado.

festa do café conilon-77

O presidente da Comissão Nacional do Café, o senhor Brendo Mesquita, agradeceu pelo convite e parabenizou os organizadores pelo belíssimo evento. Brendo Mesquita fez um breve relato sobre o que é o Conselho Nacional do Café e a importância da luta pelas conquistas no setor.

festa do café conilon-82

O prefeito de Itabela Luciano Francisqueto agradeceu os presentes e falou da importância da realização deste evento que já virou tradição não só em Itabela mas na região. O prefeito falou que no inicio não iria realizar o evento mas encontrou no sindicato força de vontade em querer realizar a volta deste tão grandioso evento que já entrou para o calendário cultural não só da cidade mas também de todo estado.

O prefeito agradeceu o deputado Uldurico Júnior (PV) e a Deputada Ângela Souza (PSD) os quais colocaram emendas para a cidade e finalizou decretando oficialmente a abertura da 11ª Festa do Café Conilon de Itabela.

festa do café conilon-58

Sidivaldo Oliveira (Val da Cultura) foi homenageado durante o evento por ser um dos idealizadores da Festa do Café de Itabela.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

ITABELA – 11ª Festa do Café Conilon é lançada oficialmente 

Vaza lista com supostas atrações que irão animar a 11ª Festa do Café de Itabela, Ba

REDAÇÃO: FOLHABAIANA.COM

Compartilhar:

AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.